Catarata

O que é uma catarata?

A catarata é a turvação da lente natural ( cristalino ) do olho. Essa é a estrutura operada na cirurgia de catarata. O cristalino é responsável por focar a luz e produzir imagens claras e nítidas. Com o tempo, as proteínas do cristalino degeneram, tornando-se opacas e bloqueiam a luz que passa pelo olho, tornando a visão opaca, turva ou confusa.

Para a maioria das pessoas, a catarata é um resultado natural do envelhecimento. Frequentemente, a catarata se desenvolve em ambos os olhos ao mesmo tempo. Os sintomas variam, mas incluem embaçamento gradual da visão, halos ao redor das luzes, ofuscamento, visão dupla, visão noturna ruim e troca frequente da receita de óculos.

O tratamento para catarata consiste em remover a lente natural afetada ( cristalino ) e substituí-la por uma lente intraocular artificial.  Existem várias lentes intraoculares (LIOs) disponíveis para atender a cada indivíduo e nem todas são adequadas para todos os pacientes. O especialista em cirurgia de catarata irá instruir durante a consulta sobre o tipo de lente mais adequado para cada paciente.

cirurgia de catarata

Quais são os tipos de catarata?

Catarata pode se desenvolver por vários motivos, incluindo envelhecimento, trauma, exposição à radiação e certas condições médicas, como o Diabetes Mellitus. Entender as causas subjacentes pode ajudar a identificar o tipo específico de catarata e determinar a abordagem de tratamento mais adequada pelo oftalmologista especialista em cirurgia de catarata. 

Os tipos mais comuns de catarata são:

– Relacionadas à idade: como o nome sugere, essa catarata se desenvolve como uma parte natural do processo de envelhecimento. Ela geralmente ocorre em indivíduos com 60 anos ou mais e progride lentamente ao longo do tempo.

– Traumática: é causadas por uma lesão ou trauma no olho. Ela pode ocorrer imediatamente após a lesão ou se desenvolver gradualmente ao longo do tempo como resultado do dano.

– Por radiação: exposição a altos níveis de radiação, como durante o tratamento do câncer ou acidentes nucleares, pode levar ao desenvolvimento de catarata por radiação. Essa catarata pode levar anos para se desenvolver após a exposição.

– Pediátrica: está presente no nascimento ( congênita ) ou se desenvolve logo depois. Ela pode ser causada por fatores genéticos, infecções durante a gravidez ou outras condições de saúde subjacentes.

– Secundária:  pode se desenvolver como uma complicação de outras condições oculares ou cirurgias. Por exemplo, ela pode ocorrer após um paciente passar por uma cirurgia para trata outro problema ocular, como glaucoma ou descolamento de retina. Pode ainda estar associada a certas condições médicas, como diabetes ou uso prolongado de medicamentos corticoides.

Cada tipo de catarata tem seu próprio conjunto de fatores de risco e opções de tratamento. É essencial consultar um oftalmologista especialista em catarata para determinar o tratamento.

cirurgia de catarata

Como é feito do diagnóstico da catarata:

O oftalmologista especialista em catarata  realizará um exame oftalmológico, incluindo:

Teste de visão:  também chamado de teste de acuidade visual, usa uma tabela ocular para medir o quão bem o paciente consegue ler uma série de letras.

Exame de biomicroscopia do olho: exame da estrutura do olho, também chamado de lâmpada de fenda, permite que o oftalmologista veja as estruturas do olho com aumento considerável.  Com isso, é possível avaliar a pálpebra, a córnea (lente da frente do olho), a íris (parte colorida do olho) e o cristalino opaco ( catarata ).

Exame da retina: exame de retina que analisa o fundo de olho. Para se preparar para um exame de retina, o oftalmologista coloca colírio para abrir as pupilas, chamado dilatação. Isso torna mais fácil ver a retina.

Teste de pressão do olho: também chamado de tonometria de aplanação, mede a pressão do olho.

Microscopia especular:  exame utilizado para avaliar se a camada da córnea, chamada de endotélio, está em condições saudáveis para a cirurgia de catarata

Tomografia de coerência ótica ( OCT ) de mácula: avalia a estrutura da mácula ( parte central da retina ). Para os pacientes que desejam colocar  lente intraocular multifocal  e foi observada alguma alteração da retina.

Biometria: é um exame fundamental no preparo para cirurgia de catarata. Com este exame determinamos qual o melhor grau e opção de lente intraocular para cada paciente. 

Como é a Cirurgia de Catarata?

A preparação para realização da cirurgia de catarata é muito simples. O procedimento é rápido ( média de  30 minutos ) e realizado sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e sedação.

O especialista em cirurgia de catarata faz uma pequena incisão na córnea de 2,2 a 2,4 mm. Na sequencia, inicia a fragmentação da catarata em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a sucção dos fragmentos da catarata.

Após a retirada de toda a catarata, implanta-se a lente intraocular através de uma pequena incisão de aproximadamente 2,40 mm.

Pós-operatório

O pós-operatório da cirurgia de catarata é muito tranquilo e indolor. Após a cirurgia, o paciente recupera-se rapidamente do efeito dos sedativos e recebe alimentação leve para logo deixar o hospital e ir para casa.

O paciente recebe alta com um tampão acrílico transparente para proteção. Além disso, recebe orientação de uso de um colírio que contêm antibiótico e anti-inflamatório. Após a cirurgia de catarata, a visão apresenta melhora rápida e em poucos dias atinge sua normalidade. Recomenda-se também, não pegar peso e a não entrar em piscinas por, aproximadamente, 30 dias.

cirurgia de catarata

O que são Lentes Intraoculares?

As lentes intraoculares (LIOs) são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata

A miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia ou vista cansada também são corrigidas com estas lentes. Podemos, com isso, alcançar a independência relativa dos óculos para a maioria dos pacientes. O especialista em cirurgia de catarata irá instruir durante a consulta sobre o tipo de lente mais adequado para cada paciente.

As lentes intraoculares são, em sua maioria, flexíveis (dobráveis). O material da lente consiste em um tipo de acrílico flexível. Com isso, a lente pode ser dobrada e implantada no olho por uma incisão de 2-3 mm na borda da córnea.

Atualmente contamos com diversas opções de lentes intraoculares que se dividem em 2 grupos principais:

Monofocais:  proporcionam visão nítida apenas para uma única distância, sendo necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para se ter uma boa visão de perto, intermediária e de longe, simultaneamente.

Multifocais:  proporcionam visão de longe e de perto com menor dependência dos óculos após a cirurgia. No entanto, não são recomendadas para todos os casos.

 
cirurgia de catarata

O que esperar após a cirurgia de catarata?

É esperado que a visão melhore nos primeiros dias após a cirurgia de catarata. O uso de colírios  auxilia na recuperação geral dos olhos, evitando infecções e reduzindo qualquer inflamação que possa ter sido causada pelo procedimento.

A visão ainda pode estar embaçada neste estágio inicial enquanto os olhos estão se recuperando e se ajustando à nova visão. 

Deve-se evitar atividades extenuantes e levantamento de peso nas primeiras semanas e certifique-se de discutir quaisquer atividades sobre as quais não tenha certeza com o oftalmologista especialista em cirurgia de catarata. Deve-se tambem evitar se curvar para evitar colocar pressão extra em seu(s) olho(s).

As cores podem parecer mais brilhantes, pois após a cirurgia há uma lente nova e transparente. Isto pode gerar desconforto após o procedimento, mas tende desaparecer após três a sete dias.

Observação: o médico deve ser avisado imediatamente se aparecer um ou mais dos sintomas abaixo:

> Perda de visão

> Secreção ou aumento da vermelhidão ocular

> Luzes piscantes ou múltiplas moscas volantes

> Dor persistente que não pode ser aliviada por analgésicos de venda livre ou colírios

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

 

Saúde Ocular

Agendar consulta