Suplementos alimentares para os olhos

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular. Em 2001 o clássico estudo da doença macular relacionada à idade (DMRI), conhecido pela sigla em inglês AREDS, foi o primeiro a identificar que uma combinação de antioxidantes (zinco, cobre, ômega-3 e carotenoides, como luteína e zeaxantina, além das vitaminas C e E) era capaz de baixar em 25% o risco do avanço da DMRI. Hoje, a fórmula do AREDS é recomendada a pessoas com DMRI, pois a suplementação foi a única alternativa para suprir as altas doses de nutrientes necessárias para deter a progressão da doença que pode levar à cegueira.

Suplementos alimentares para os olhos dr. Renato Garcia
Suplementos alimentares para os olhos

Outra afecção ocular em que os pacientes se beneficiam de suplementos alimentares é o olho seco. Aquelas sensações desagradáveis de que os olhos estão cheios de areia, avermelhados, ardendo e sensíveis à luminosidade, que pioram nos ambientes com ar condicionados ou após o uso prolongado do computador, podem ser sintomas da chamada Síndrome do Olho Seco. Este distúrbio, que afeta milhões de pessoas, é uma doença multifatorial podendo ser decorrente de uma produção insuficiente ou inadequada da lágrima, de fatores ambientais ou secundária ao uso de lentes de contato ou de determinadas interações medicamentosas.
A lágrima é composta por dezenas de componentes além da água e por isso quando o equilíbrio entre eles é alterado os sintomas podem se manifestar mesmo com os olhos lacrimejando. A incidência do problema aumenta com a idade, como consequência de uma perda progressiva da capacidade de produzir a lágrima e é maior entre as mulheres, principalmente por conta das alterações hormonais da menopausa.
Uma vez confirmado o diagnóstico da Síndrome do Olho Seco pelo oftalmologista, o tratamento será feito de acordo com a gravidade do caso e poderá ir desde a higiene ocular com produtos específicos, passando pelo uso de lágrimas artificiais, preferencialmente sem conservantes, e suplementação vitamínica especialmente formulada com uma combinação equilibrada de ômega 3 e 6, podendo chegar até mesmo a procedimentos cirúrgicos.

Onde encontramos na alimentação compostos benéficos para a visão:
Omega-3: presente nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, ajuda a lubrificar os olhos e mantém a integridade das células da retina.

Omega-6: é detectado nos óleos vegetais, nos ovos e em sementes. Tem um papel semelhante ao do ômega-3 no combate e na prevenção à síndrome do olho seco.

Luteína e zeaxantina: da família dos carotenoides, estão na alface, no brócolis, na rúcula, na gema de ovo e no milho. Atuam como antioxidantes na retina e nas lentes oculares.

Zinco: itens ricos no mineral, como carne, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados, auxiliam a vitamina A a fazer melanina, que afasta a cegueira noturna.

Cobre: está nos cereais integrais, nas frutas secas, nas nozes, nas ostras e nos mariscos. Sua função é evitar a morte de células no fundo do olho e a degeneração macular.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017
Agendar consulta