Falso Estrabismo

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real. Durante os primeiros meses de vida da criança os olhos podem apresentar movimentos desordenados para dentro ou para fora. Quando um bebê começa a focalizar melhor as imagens, aproximadamente aos quatros meses de idade, os olhos ficam alinhados na maior parte do tempo.

A preocupação dos pais é natural, olhos desviados devem ser tratados, pois caso contrário pode ocorrer perda da visão total ou parcial em um deles. Entretanto, a aparência de estrabismo pode ser uma ilusão criada pela base larga do nariz ou por dobras da pele das pálpebras (epicanto) que cobrem a parte branca do olho próximo nariz, dando uma sensação de desvio, especialmente quando a criança olha para os lados.

Falso estrabismo
Falso estrabismo

A falsa aparência de estrabismo é chamada pseudoestrabismo e vai desaparecendo com a idade, conforme a prega nasal se estreita e as dobras da pálpebra desaparecem. Já o estrabismo verdadeiro não melhora com o crescimento e é necessário tratamento para corrigir o desvio e permitir que a visão normal seja desenvolvida em ambos os olhos.

O estrabismo não deve ser ignorado e um simples exame pode ajudar a evitar perda da visão. Portanto, leve seu filho ao oftalmologista. Uma criança cujo olhos estão verdadeiramente desviados usará somente um dos olhos de cada vez para evitar ver duplo. O olho desviado pode não desenvolver boa visão e ficar amblíope (olho preguiçoso), a menos que a criança use tampão no olho bom. A detecção precoce (até os 7 anos de idade) da ambliopia é importante para o sucesso do tratamento.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017
Agendar consulta