Catarata é a opacificação do cristalino, uma estrutura normalmente transparente que se parece com uma lente e que se localiza dentro do olho.
Quando o cristalino fica opaco (catarata), a imagem não se forma de forma adequada na retina. A queixa é de visão borrada, diminuindo o contraste.
A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos. Pode ocorrer também em recém-nascidos, em portadores de diabetes, pessoas tratadas com medicamentos como a cortisona, pós traumas oculares e outras situações.
Muitas vezes o paciente com catarata não percebe a piora da visão. A perda tende ocorrer de forma lenta e progressiva. É comum pessoas idosas modificarem seus hábitos de vida devido a catarata. Passam a ficar mais em suas casas e praticam menos atividade sociais por tornarem-se inseguros com a baixa de visão. Outros, por sua vez, subestimam a diminuição da visão e acabam sendo vítimas de acidentes, como quedas e fraturas ósseas.
Não é normal um idoso enxergar menos só por conta da idade. Para isso, um exame oftalmológico periódico com o especialista pode proporcionar melhora na qualidade de vida detectando a catarata. O tratamento é, exclusivamente, cirúrgico.
A cirurgia de catarata:
O oftalmologista especialista em cirurgia da catarata faz a cirurgia através da remoção o cristalino opaco. A técnica mais usada é a faco-emulsificação ( FACO ) seguida do implante da lente intra-ocular.
A cirurgia é realizada sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e sedação. Um exame fundamental antes da cirurgia de catarata é a biometria, que mensura qual o a grau da lente intra-ocular que deve ser implantada para que o erro refrativo ( grau ) final seja próximo a zero.
A faco-emulsificação consiste na fragmentação da catarata em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a retirada, por meio de sucção dos fragmentos da catarata. Após a retirada de toda a catarata, é implantada uma lente intra-ocular.
Pós-operatório:
O pós-operatório da cirurgia de catarata é muito tranquilo e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente recupera-se rapidamente do efeito dos sedativos e recebe alimentação leve para logo deixar o hospital e ir para casa. O paciente recebe alta com um tampão acrílico transparente para proteção. Além disso, recebe orientação de uso de um colírio que contem antibiótico e anti-inflamatório. Após a cirurgia de catarata, a visão apresenta melhora rápida e em poucos dias atinge sua normalidade. Recomenda-se também, não pegar peso e a não entrar em piscinas e mar por aproximadamente 30 dias.